-
Arquitetos: U.D. Urban Design AB
- Área: 106 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Robin Hayes
Descrição enviada pela equipe de projeto. As cidades modernas estão cheias de pequenos edifícios técnicos: subestações que proporcionam abastecimentos essenciais de eletricidade, água e esgoto. Estes edifícios normalmente são uma espécie de anti-arquitetura sem pretensões, algo que funciona melhor quando está escondido.
Neste projeto, Stockholm Royal Seaport decidiu criar um foco diferente. O novo anexo da Storängstorget (praça pública no município de Norra Djurgården) possui a forma de um pequeno edifício que abriga uma subestação elétrica e uma bomba de água para a nova fonte da praça.
O volume assimétrico do edifício é revestido principalmente de aço corten com uma fachada orientada ao sul. Uma série de ripas de madeira se dobram gerando um generoso assento público orientado para a praça e o sol vespertino.
Os lados restantes do edifício são compostos por um padrão gráfico de cervos realizado através de cortes a laser no aço corten, assim como por uma imagem de luz interativa que mostra informação em tempo real sobre a quantidade de eletricidade que se consome nos lugares em torno da praça.